quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

A dificuldade em ler

A grandiosidade e a extensão do Brasil não é refletida na quantidade de pessoas devotadas a leitura. Nota-se que em diversos eventos culturais há um número bem menor de pessoas que vão às feiras e encontros quando comparado ao tamanho da população. Esta discrepância quantitativa é merecida por diversos fatores, mas que giram em torno deficiência escolar.

Antes de externar os fatos, mais precioso seria um exame de auto-conhecimento que denotaria termos problemas de ordem salutar na população que atrapalham a leitura. Dos cinco sentidos, a visão é de longe a mais importante para a leitura. Se esta faculdade estiver defeituosa, a qualidade do aprendizado também será precária. Aliada ao custo de uma consulta oftamológica, grande parte da população apresenta vários problemas de vista: Catarata, olho seco, miopia e vista cansada são algumas das enfermidades que se apresentam como inimigos da boa leitura.

A falta de conhecimento e a ignorância favorecem a proliferação de maus costumes em relação à leitura; já não é fácil sair da inércia cultural, pois a falta de bons leitores-exemplos pioram e dificultam a escalada no hábito de ler, e o desconhecimento que um bom local de leitura propicia são fatores que deveriam ser combatidos com boas idéias, tais como: grupo de discussão nas escolas e bairros, criação de locais apropriados a leitura com boa iluminação, baixo nível de ruído, diversidade de textos e periódicos e uma maior divulgação da agenda cultural da cidade são pontos centrais a serem desenvolvidos.

A incipiência no contato com a leitura demonstra a necessidade de textos inicializadores que não amedrontem os leitores. É comum nas escolas primárias já envolverem os alunos em textos da alta literatura de extremo rebusco que mais fazem assustar do que formar futuros leitores. É prioritário nesta fase conquistar a confiança dos alunos com textos de fácil compreensão e aprendizado.

Uma pessoa que não lê será um gerador de não leitores. A natureza nos coloca um desafio: se somos pais sem intimidade com a leitura, como faremos que nossos filhos sejam assíduos em ler? O aprendizado inicial se dá na forma do exemplo, sendo este ponto vital para a não perpetuação do ciclo do não ler.

A moral da estória não se resume na dificuldade de ler, mas sim provocar a motivação para criar uma massa cultural dinâmica que possa ajudar e incentivar o próximo a imergir nas águas promissoras da arte da leitura.

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